ANDANÇAS

ANDANÇAS

Bem-vindos ao nosso cantinho! 🌍✈️📚 Este blog nasce da vontade de unir dois grandes prazeres: viajar pelo mundo e aprender português . Aq...

Pasajes

 

Pasajes

 

Além de San Sebastián, Gipuzkoa tem outras cidades que vale a pena conhecer. Uma grande desconhecida é Pasajes, ou Pasaia em euskera, situada entre San Sebastián e Hondarribia. De origem principalmente industrial, esta localidade é hoje uma das cidadezinhas mais bonitas da região na minha opinião.

No seu porto natural na desembocadura do rio Oyarzun se podem ver grandes barcos com autos ou mercadorias que viajam entre Espanha e muitos lugares do mundo. Pasajes está formada por quatro bairros: Antxo, Trintxerpe, São Pedro e Donibane ou São João, ainda que os dois últimos sejam os mais bonitos e turísticos.

No bairro de São Pedro você pode visitar principalmente a igreja de São Pedro e o museu Albaola. Este museu-escola está dedicado ao mar e a cultura pesqueira do povo basco. Ali tanto os visitantes como os aprendizes que ali se formam podem conhecer os diferentes métodos usados para a construção de barcos: desde pequenas “txalupas” até uma réplica da Nau São João, um antigo baleeiro do século XVI que navegava até Terranova para pescar baleias e que finalmente afundou na costa de Canadá em 1565. O objetivo de projeto é reconstruir a nau e devolvê-la ao mar. Se você gosta das trilhas há um bonito e empinado passeio até o farol da Prata. São Pedro foi conhecida como a “quinta província galega” ou a “pequena Portugal” no século XX, já que se dedicava a pesca do bacalhau e ali até viajavam portugueses e galegos para trabalhar na limpeza deste peixe.

Para passar de São Pedro a São João você pode pegar a “motora”, um pequeno barco que de forma contínua cruza de uma beira a outra do rio. São João ou Donibane é o bairro mais turístico, com casas típicas de pescadores de diferentes cores, ruas estreitas de pedra, a praça de Santiago na beira da bahía e a antiga prefeitura. O posto de informações turísticas está situado na entrada do bairro.

Una caricatura de una casa

El contenido generado por IA puede ser incorrecto.

Na casa onde morou Victor Hugo em 1843 você pode visitar a exposição “Victor Hugo, uma viagem na memória” em lembrança da estadia do escritor na cidade e ler fragmentos dos textos que ele escreveu lá.

Entre as construções religiosas destacam a igreja de San Juan Bautista de estilo barroco, a basílica do Santo Cristo ou a ermida de Santa Ana no alto de Donibane e ao lado do albergue de peregrinos, que passam por ali como parte do caminho de Santiago.

Eu recomendo banhar-se na praia de Alabortza de águas cristalinas, ou passear até a desembocadura do rio, onde os amantes da escalada normalmente praticam este esporte, ainda que o final do caminho não é de fácil acesso. Você também encontrará trilhas pelo monte Jaizkibel, que chega até Hondarribia.

Una roca en el agua

El contenido generado por IA puede ser incorrecto.

Os restaurantes mais famosos para comer peixe grelhado em Donibane são Yola Berri e Ziaboga.

Cada dois anos no mês de maio se festeja em Pasajes o festival do mar ou “Itsas Festibala”. Este evento internacional reúne barcos tracionais de madeira de todo o mundo que navegam pela bahía. Sei que no ano de 2026 serão o próximo festival. Também é possível pegar um barco turístico para percorrer a costa desde San Sebastián até Pasajes.



Para terminar e como eu mencionei o monte Jaizkibel, eu gostaria dar umas dicas na zona. Para os mais aventureiros está o vale de Labetxu, onde o mar tem desenhado curiosas formas rochosas de múltiplas cores, ainda que esta seja uma das trilhas mais difíceis na zona pela falta de sinalização. A ermita de Guadalupe, no alto do monte, tem umas magnificas vistas a Hondarribia, o rio Bidasao e a fronteira com França. Este santuário do século XVI está dedicado à padroeira de Hondarribia com uma imagem da virgem negra. Perto dela está o fortim que comemora a vitória contra as tropas francesas, assim como os torreões de Jaizkibel. Com bom tempo é muito agradável tomar algo na Kantina de Jaizkibel e se você quer comer muito bem eu recomendo o restaurante Patxikuenea Erretegia em Lezo.

Una montaña con vista al mar

El contenido generado por IA puede ser incorrecto.

 Viageira Marta

San Sebastián

 

San Sebastián

 

San Sebastián é a capital da província de Guipúzcoa e uma das minhas cidades preferidas. Tem quase 190.000 habitantes e seu nome em euskera é Donostia ou Donosti. A Bahia da Concha é um lugar incrível para desfrutar do entardecer, com três praias banhadas pelo mar cantábrico: a praia de Ondarreta, a praia da Concha e a praia da Zurriola.

Imagen que contiene exterior, bicicleta, hecho de madera, lado

El contenido generado por IA puede ser incorrecto.

Ondarreta é a menor delas e com a maré alta quase desaparece. Está ao pé do monte Igueldo, onde você pode subir de funicular até o parque de diversões com a montanha-russa de aço em funcionamento mais antiga do mundo. Ainda que este parque seja muito pequeno, tem diversões com magníficas vistas à Bahía da Concha. O passeio marítimo entre o monte Igueldo e Ondarreta leva até a famosa escultura de Chillida “o Pente dos Ventos”, assim como até a estrutura de buracos no chão que com a maré alta ou com o mar agitado permite a saída de ar o da água do mar como se fosse uma fonte. Nesta zona eu recomendo comer na Mila Milanesa, com milanesas sem glúten, saladas ou burgers muito gostosas, ou no restaurante TrikuHarri se você prefere pratos mais típicos.

 

A pequena formação rochosa conhecida como “o bico do louro” separa Ondarreta da Concha, ainda que com maré-baixa você pode caminhar de uma praia à outra. No alto está o Palácio Miramar, construído a final do século XIX por ordem da rainha Maria Cristina como sua residência de verão. Atualmente é possível organizar eventos ali ou simplesmente passear pelos jardins e desfrutar das vistas da Bahía.

 

A Concha é a maior das três praias de San Sebastián, ainda que com a maré alta também fica muito reduzida. A sua frente está a ilha de Santa Clara que você pode visitar de barco desde o porto. Para mim é o melhor lugar para ver os fogos de artificio durante a Semana Grande de San Sebastián celebrada na segunda semana de agosto. No meio da praia está “La Perla” (a pérola), um balneário de mais de cem anos onde você pode desfrutar do seu spa, sua academia ou seu café com vistas ao mar. O passeio marítimo da Concha é um lugar inesquecível para passear perto do mar, com suas casas senhoriais e suas inconfundíveis grades. Na parte central estão os dois relógios que marcam o ponto típico de encontro na Bahía.

A praia da Concha termina nos jardins de Alderli Eder, que estão na frente da Prefeitura e comunicam com o porto marítimo, o monte Urgull e a entrada à zona antiga. No porto você pode passear, pegar barcos turísticos ou comer em restaurantes, como o restaurante Igueldo que tem muitos pratos sem glúten. A um extremo do porto está o Aquário e ao outro o museu São Telmo. Eu recomendo percorrer o Monte Urgull, que está cheio de surpresas, como o cemitério inglês, a fortaleza militar, o castelo da Mota, o Sagrado Coração e numerosos pontos de observação.

Vista de una playa

El contenido generado por IA puede ser incorrecto.

 A zona antiga está formada por ruas estreitas cheias de lojas e restaurantes para provar os típicos pintxos. Destaca “La Viña” com sua deliciosa torta de queijo, ainda que eu prefira suas tortillas, a sorveteria Carlos Arribas com 1 sol Repsol ou os sanduíches de Juantxo, ainda que eu prefira o Bar Giroki justo a seu lado. Escondida neste labirinto de ruas aparece a basílica de Nossa Senhora do Coro, com a Catedral do Bom Pastor justo na sua frente, onde atualmente é possível desfrutar de um espetáculo de luz e som previa reserva.

Gente caminando enfrente de un edificio

El contenido generado por IA puede ser incorrecto.

A desembocadura do rio Urumea separa a Concha da Zurriola, a praia preferida pelos surfistas. Esta praia é conhecida pelas perigosas correntes, mas você pode nadar ali sem problema se você segue os conselhos dos socorristas e respeita as zonas reservadas para a prática do surf. A Zurriola está no Gros, o bairro preferido pelos “donostiarras” para comer ou tomar um drinque. Eu recomendo a Tortilleria, a Bodega Donostiarra ou a Txuleteria.

 

Passear pela beira do rio Urumea, tomar um café no hotel Maria Cristina, onde se hospedam as celebridades internacionais que participam no festival de cinema da Concha, assistir a um show no Kursaal ou conhecer o parque de Cristina Enea com seus pavões são outros dos muitos planos que você pode fazer em San Sebastián.

 

Nas quintas é típico ir de Pintxopote, que consiste em tomar uma bebida e um pintxo por só 3,5 euros nos bares que participam neste costume. Cada bar tem seu pintxo típico e você pode encontrar opções muito variadas em San Sebastián e seus arredores. A bebida típica da zona é a sidra feita com maças.




Viageira Marta

Bilbao

 

Bilbao

A cidade de Bilbao é muito moderna e agradável para passear. O mais conhecido é o Museu Guggenheim de arte moderna, que vale a pena visitar pelo menos uma vez na vida. Na frente do museu está o famoso Puppy, um enorme cachorro feito de flores, e na parte posterior está a famosa aranha de quase 9 metros de altura com 10 ovos na sua barriga.  

Imagen que contiene exterior, frente, oso, calle

El contenido generado por IA puede ser incorrecto.

O que eu mais gosto é passear pela beira da ria, assim como pela zona antiga da cidade conhecida como as sete ruas. Ali está a catedral gótica de Santiago, a igreja de São Antón ou a praça nova, um dos muitos lugares para desfrutar dos típicos pintxos bascos. Eu gosto especialmente do Sorgintzulo, Gure Toki ou Ahoan se você precisa de pintxos sem glúten. O meu preferido é a torta de queijo do Gure Toki. Perto da zona histórica está a praça de Miguel de Unamuno dedicada ao famoso escritor nascido na cidade, onde começam os 213 degraus que levam até outra das construções mais famosas: a basílica de Nossa Senhora de Begoña. Este edifício gótico foi construído no alto da cidade no lugar onde segundo a lenda se apareceu a virgem no século XVI. 

O mercado da ribeira é um dos maiores mercados da Espanha, que eu recomendo visitar para ver a grande variedade de produtos frescos da zona, como queijos, carnes ou peixes. E perto dele está o belo teatro Arriaga.

Você pode passear pela zona comercial da Gran Vía ou pela praça Moyúa com seus edifícios senhoriais. Se você quer uma vista panorâmica da cidade pode ir ao ponto de observação de Artxanda de carro ou de funicular. Ou se você prefere pode navegar pela ria num barco turístico.

Desde Bilbao eu recomendo ir até San Juan de Gaztelugatxe, conhecido entre outras coisas pela série Jogo de Tronos. Esta ilha está conectada com a costa por uma ponte de pedra e está coroada por uma ermida dedicada a São João. Ainda que não tem custo é preciso reservar por internet para fazer a trilha até a ermita. Eu recomendo levar água e calçado confortável porque a trilha é longa e intensa e se precisa duma boa forma física. Senão eu recomendo fazer a foto desde um dos pontos de observação próximos. Perto de ali está o farol de Machichaco, um lugar perfeito para desfrutar do atardecer.

Outras cidades costeiras perto de Bilbao que vale a pena visitar são Mundaka, Lekeitio, Bermeo ou Bakio.

Além dos pintxos eu recomendo o HdH (fome de burgers), um pequeno restaurante para comer as melhores burgers, especialmente a burguer de umami. Só é possível comer ali previa reserva.





Viageira Marta